Definições da Matemática

A Matemática é uma das maravilhas que a humanidade criou. Me pergunto até onde ela é realmente uma ciência exata. Pela minha maneira de pensar acho que ela é uma ciência tão humana quanto a História e o Geografia, por exemplo.

Mas afinal qual pergunta deveríamos fazer: Matemática é ciência humana ou exata? A Matemática é ciência? Se sim, o que é ciência? Enfim, alguns até a chamam em alguns momentos de linguagem. E até certo ponto estão certos, pois como podemos notar, ela acumula ao longo do tempo não somente conteúdos, mas também uma série de definições causadas talvez pela sua aplicabilidade nas várias áreas do conhecimento humano, seja na área das ciências exatas, ou humanas.

Como ciência podemos usá-la como instrumento para comprovar várias informações que estarão disponíveis na forma de dados matemáticos. Ela também é acumulativa, ou seja, o conhecimento matemático se amplia com o passar do tempo diferentemente das outras áreas do saber que sempre necessitam rever suas bases teóricas. Também encontramos a matemática em muitas das coisas do mundo real, podemos aplicá-la ao mundo concreto, apesar de muitos conceitos matemáticos serem axiomáticos e não ser possível comprovar, pelo menos num determinado momento atual sua existência real, podemos perceber determinados conceitos como aceitáveis para iniciarmos um estudo de determinado assunto.

Assim a matemática seria a linguagem do mundo natural, que muito utilizada nas ciências como a Física e a Química, espera não necessariamente uma aplicação prática por ser apenas raciocínio puro como a poesia é, na maioria das vezes, criada pela sensibilidade da razão. Vejamos como exemplo a Física, que estuda o mundo real, e torna-se cada vez mais metafísica por não se poder num mesmo realizar determinadas pesquisas e experimentos científicos por ser completamente impraticável como nos casos de experimentos que necessitem de muita energia, distancias astronômicas, ou velocidades inalcançáveis humanamente, pelo menos com o que a nossa tecnologia tem a nos oferecer até o momento presente.

A seguir deixo um vídeo da Matemaníaca falando um pouco sobre o que tentei dizer acima, um vídeo do Rômulo Pessanha mostrando alguns de seus livros de matemática e também o vídeo do professor de matemática Demóclis Rocha também mostrando alguns de seus livros de matemática entre outros livros e materiais que fazem parte de sua coleção.

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “Definições da Matemática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s